Serviços

Limpeza de Ar Condicionado


Limpeza de Ar Condicionado
Limpeza de Ar Condicionado

As altas temperaturas do verão tornam o ar-condicionado item indispensável para amenizar os desconfortos do calor. Mas o mesmo aparelho que garante bem-estar, pode também ser a causa de problemas de saúde. Visando evitar a transmissão de doenças, foi sancionada a lei que obriga todos os edifícios, públicos ou privados, a fazerem a manutenção e limpeza de seus sistemas de refrigeração.
A lei pode colaborar para reduzir a incidência algumas doenças respiratórias. Se o ar-condicionado não for limpo, pode acumular bactérias, fungos e vírus que causam diversos problemas de saúde e agravar sintomas de quem tem alergias respiratórias — afirma Eduardo Costa de Freitas Silva, membro do Departamento Científico de Asma Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.
 
Saiba a importância de fazer limpezas semestrais no ar-condicionado

Sujeira reduz vida útil!

Manter o ar-condicionado limpo, além de evitar a transmissão de doenças, pode também fazer bem para o bolso. Um aparelho limpo consome menos energia, como explica Luiz Henrique, proprietário da empresa Conforto do frio, especializada em instalação e manutenção de sistemas de refrigeração.
A sujeira diminui a vida útil do equipamento, prejudica a performance da máquina, que passa a não conseguir promover o conforto desejado. Se a manutenção não for feita periodicamente, o consumo energético do aparelho acaba sendo muito maior — afirma.
Segundo o especialista, as empresas deveriam fazer limpezas mensais, por ficaram com seus sistemas de refrigeração ligados durante longos períodos. Já para o ar-condicionado de casa, a higienização deve ocorrer a cada três meses
Segundo pesquisas, filtros limpos diminuem em média 10% do consumo de energia do ar-condicionado.
A manutenção e a limpeza dos filtros tem como principal função eliminar materiais orgânicos que estejam presentes nas tubulações e filtros, além de manter a vida útil dos equipamentos e o bom funcionamento, evitando assim, variações de temperatura no ambiente.

Benefícios da limpeza do ar-condicionado:

> Redução do consumo de energia do equipamento;
> Aumento da vida útil do ar-condicionado;
> Melhoria da eficiência do dispositivo;
> Redução dos ruídos emitidos pelo aparelho;
> Maior conforto térmico;
> Redução das falhas;
> Ar mais saudável, puro e de qualidade;
> Promoção da saúde;
> Adequação do estabelecimento à legislação brasileira.

Como realizar a limpeza do ar-condicionado

> Os principais cuidados no que diz respeito à limpeza do ar condicionado devem ser realizados da seguinte forma:
> Limpeza dos filtros de ar: deve ser realizada mensalmente ou, se o item for descartável, a troca deve ser realizada a cada três meses;
> Limpeza da bandeja de condensado: deve ser realizada mensalmente;
> Limpeza do umidificador: a cada três meses;
> Limpeza do ventilador: realizada semestralmente;
> Limpeza das serpentinas de aquecimento e resfriamento.

A importância em manter limpo o ar condicionado diante a pandemia COVID-19

O ar condicionado em empresas de grande, médio e pequeno porte é considerado um bem necessário para o conforto e segurança de funcionários, produtos, equipamentos e para as demais pessoas que ali transitam. 
A proliferação de fungos em ambientes climatizados é muito comum onde não se tem uma manutenção periódica dos equipamentos e isso pode desencadear diversas doenças. 
A Resolução da ANVISA possui padrões extremamente rígidos em ambientes climatizados e nesse artigo você vai encontrar formas de combater doenças que podem ser transmitidas por não seguir um plano de manutenção. 
Diante de cenário de pandemia a AFT QUÍMICA destaca que algumas medidas preventivas podem contribuir para o funcionamento de um ambiente com segurança, controle do contágio por meio do vírus, e, principalmente a garantia de uma qualidade do ar adequada em favor da saúde das pessoas.
Segundo a Lei Nº 13.589, RE 09 e a Portaria Nº 3.523, é obrigatório a implantação do Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC) e a execução da análise da qualidade do ar. O PMOC é um conjunto de documentos que constam dados da edificação, do sistema de climatização, procedimentos e rotinas de manutenção e limpeza, comprovados por um responsável técnico.

Clique para Ligar
Fale por WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.
Fale com o especialista